Sobre Nós

Zona de Intervenção

Tem como área de intervenção o Distrito de Viseu, com foco prioritário nos concelhos de Mangualde, Nelas, Sátão e Viseu, sendo Viseu a sede da CEDRUS.

A Associação gere duas ZIF, a ZIF 076/07 – Águas Boas/Forles no concelho do Sátão e a ZIF 179/08 – Pousadas, no concelho de Mangualde.

A ZIF de Águas Boas/Forles insere-se no concelho de Sátão, na sua íntegra, ocupando 1682,08 ha. Esta abrange a UF de Águas Boas e Forles e a Freguesia de Ferreira de Aves. A freguesia de Ferreira de Aves demonstra-se como sendo a mais representativa, ocupando cerca de 41 % da área total da ZIF. Todo o território abrangido pela ZIF de Águas Boas/Forles está inserido na NUT II, Zona Centro, na região do Dão-Lafões (NUTIII).

A ZIF Pousadas insere-se no concelho de Mangualde, na sua íntegra, ocupando uma área total de 4452,58 ha. Esta abrange as freguesias de Freixiosa; de Abrunhosa-a-Velha e as UF de Tavares – Chãs, Várzea e Travanca; UF Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e UF Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães. A UF de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães é a freguesia que maior área ocupa dentro da ZIF, chegando a ocupar mais de metade da área total da mesma. Todo o território abrangido pela ZIF encontra-se inserido na NUT II, Zona Centro, na região do Viseu Dão Lafões (NUTIII).

Serviços Sapadores

A CEDRUS possui 5 equipas totalmente fornecidas com unidades automóveis, EPIs e cada equipa é constituída por 5 elementos, com formação especifica na área. 

As equipas executam vários serviços como: Limpeza de Mato; Poda e desramação; Abate de árvores; Limpa de cursos de água; Queimas e Queimadas; Fogo controlado; Vigilância; entre outros.

Os 5 veículos possuem identificação matrículada como:

  • SF: 01
  • SF: 28-165
  • SF: 31-165
  • SF: 32-165
  • SF: 43-165

Sócios e Parcerias

Com mais de 300 sócios e a apoiar diversas entidades (Autarquias, Juntas de Freguesia, Empresas, Conselhos Directivos de Baldios entre outras), a CEDRUS procura cada vez mais expandir os seus serviços e capacidades técnicas, apostando na formação do seu quadro técnico, dos seus sócios e de futuros técnicos florestais.

A CEDRUS orgulha-se de fornecer serviços especializados para os seus sócios e de ter a capacidade de respresentar o propriatário florestal quer a nível local quer a nível nacional através da sua parceria com a FORESTIS.

Gestão Florestal

No escritório da CEDRUS, a equipa técnica realiza um diverso número de serviços, desde a criação e gestão de Parcelários, RJAARs e registo de Subsídios até à criação de Planos de Ordenamento, de Gestão, Fogo Controlado, e outros serviços necessários.

A equipa técnica também pode fornecer apoio a gabinetes técnicos florestais e dar acompanhamento e parecer técnico em diversas áreas de semelhante tópico.

Parte da equipa técnica também tem disponibilidade de Formação contínua e sistemática, sendo uma mais valia para todas as entidades que a mesma apoia.